Você se sente permanentemente cansado, sem uma causa aparente, independentemente da quantidade de atividades diárias e do repouso que faz? Você pode estar com a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC).
A síndrome da fadiga crônica é uma condição em que o principal sintoma é o cansaço intenso, muitas vezes sem explicação, que pode piorar com atividade física ou mental e que não melhora com repouso. A pessoa portadora da SFC, mesmo tendo dormido durante muitas horas e sem interrupções, acorda cansada, como se não tivesse dormido. Apresenta fadiga durante o dia, a despeito da quantidade de repouso que realizar.
A SFC pode gerar outros sintomas além da fadiga, tais como diminuição da memória ou concentração, dores musculares, dores nas juntas, dor de cabeça, boca seca, irritabilidade, transtornos de ansiedade, perda ou ganho de peso, alterações da qualidade de sono e vários outros.
As causas da SFC ainda não estão bem estabelecidas, porém, estudos científicos apontam múltiplas causas, como predisposição genética, doenças autoimunes, anemia, deficiências de vitaminas, distúrbios hormonais, entre outros.
Não existem tratamentos específicos para a SFC, mas existem várias medidas para controlar os sintomas, que utilizam uma combinação de tratamentos comportamentais como alimentação com baixo nível de açúcares e carboidratos refinados, atividade física regular, meditação, manejo do stress, higiene do sono e medicamentosos que podem ser administrados por via oral ou injetável. É importante combater a SFC, porque ela, simplesmente, prejudica nossa produtividade, nosso bom humor, nossa saúde e nossa sensação de bem-estar.
Comments