Síndrome dos ovários policísticos, também conhecido como SOP, é a uma das condições clínicas mais comuns dentre as disfunções endócrinas que afetam mulheres em idade reprodutiva, caracteriza-se frequentemente por hiperandrogenismo que pode se manifestar por: hirsutismo (aumento de pelos), acne, seborreia, alopecia, irregularidade menstrual, obesidade e cistos ovarianos.
A SOP apresenta complicações reprodutivas e metabólicas que devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente devido ao risco de infertilidade, câncer de endométrio e síndrome plurimetabólica.
A SOP em si atinge de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva.
A SOP em si atinge de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva.
Causas da SOP:
Vários fatores têm sido implicados na causa da SOP.A SOP Pode ser de causa genética, distúrbios endócrinos metabólicos como resistência à insulina, Diabetes Mellitus tipo II, fatores ambientais (dieta e exercícios físicos)
Sintomas e sinais da SOP:
Irregularidade menstrual. Tem mulheres que ficam até 6 meses sem menstruar;
Hiperandrogenismo: Acne (a pele fica oleosa e com espinhas), seborreia (cabelo oleoso e com caspas. Pode ter queda do cabelo), aumento de pelos no corpo. O hiperandrogenismo pode ser diagnosticado pela dosagem de hormônios pelo sangue (testosterona, DHEA e androstenediona);
Infertilidade: tem dificuldade de engravidar, as mulheres portadoras de SOP geralmente não ovulam ou apresentam oligo-ovulação;
Sobrepeso ou Obesidade, com aumento da gordura visceral (abdome), deixam de ter o corpo com o formato de pera e passam ater o corpo em formato de maçã;
Ovários aumentados de volume com múltiplos cistos em sua periferia ao realizar o ultrassom.
Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico de SOP, a mulher tem que ter pelo menos 3 destes sintomas relatados acima.
O grande problema da SOP que é uma doença endócrino-metabólica são os riscos que ela pode causar nas mulheres tais como Diabetes tipo II, Esteatose hepática (gordura no fígado), dificuldade de engravidar e quando engravida tem um risco maior de perdas gestacionais, Diabetes gestacional e pré-eclampsia, de desenvolver alguns tipos de câncer hormônio dependente.
Tratamento:
O principal tratamento da SOP é MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA, ter uma dieta saudável (excluir carboidratos simples, enlatados, açúcar refinado, farinha branca, refrigerantes, junk food) e prática regular de exercícios físicos que vão levar à perda de peso, reverter a oleosidade da pele, diminuir a resistência à insulina e retornar os ciclos menstruais normais.
Caso com a mudança do estilo a mulher ainda apresenta sinais e sintomas da SOP podemos lançar mão de medicamentos, fitoterápicos e anticoncepcionais.
Ainda não existe cura para SOP, porém, a mulher que muda seu estilo de vida melhora muito a qualidade de sua vida!
Comments